Como ter resiliência? Descubra como desenvolver esta habilidade
terça-feira, 01 de agosto de 2017

Por: Ale Rodrigues resiliencia

Você conhece alguém que nunca perde a calma, mesmo em situações de tensão, e sempre mantém uma visão positiva diante dos problemas? Talvez você pense que essa é uma pessoa tranquila, que provavelmente já nasceu assim ou utiliza algum método para lidar com a ansiedade do dia a dia, certo?

A verdade é que esse alguém tem um alto nível de resiliência. Diferente do que muitos pensam, essa flexibilidade para superar adversidades de forma estratégica não é um privilégio, e pode ser aprendida por qualquer um, desde que haja muita dedicação e esforço.

Neste post, você entenderá melhor como ter resiliência e desenvolver essa habilidade para ter sucesso na sua vida profissional. Para isso, confira as seguintes dicas:

Faça conexões no ambiente de trabalho

No mercado de trabalho, não há dúvidas de que a resiliência é uma competência essencial para se destacar profissionalmente. Afinal, os empreendedores e funcionários com essa habilidade conseguem antecipar crises, administrar situações estressantes e manter a integridade, ainda que sob pressão.

Para desenvolver esse diferencial, os relacionamentos saudáveis no escritório são uma poderosa vantagem, já que temos a capacidade de tolerar muito mais estresse quando podemos contar com o apoio de gerentes e colegas na resolução de um conflito.

Além disso, esses relacionamentos nos ajudam a compartilhar ideias, evitar frustrações, obter apoio e gerar planos para enfrentar desafios no local de trabalho.

Mantenha a positividade em alta

O comportamento de uma pessoa resiliente é, muitas vezes, apenas a consequência de seus pensamentos e sentimentos. Por isso, procurar sempre o lado positivo em situações dentro da nossa vida pessoal e profissional pode diminuir o estresse e nos permitir agir de forma construtiva.

Para fazer isso, é necessária uma compreensão mais complexa do que pode e não pode ser controlado em todos os momentos difíceis, concentrando-se apenas em encontrar as soluções que estão ao seu alcance. Mantenha-se firme e motivado, com a certeza de que poderá passar por isso com tranquilidade e ainda aprender novas lições com o desafio enfrentado.

Conheça seus pontos fortes

Como ter resiliência não é nada fácil, é importante começar com uma boa dose de autoconhecimento para descobrir quais aspectos de sua personalidade bloqueiam sua realização pessoal e desenvolver sua autoconfiança para remover esses impedimentos.

Tornar-se consciente de seus pontos fortes pode ajudá-lo a se concentrar neles durante situações desafiadoras e exigentes. De que forma você os está utilizando? Há alguma capacidade ou potencial que você ainda não conhece?

Às vezes, somos mais capazes de ver os pontos fortes dos outros. Se identificar suas próprias forças for complicado, procure um Coaching de Pontos Fortes ou pergunte para algum amigo confiável. Ele pode te ajudar a identificar as qualidades que você possui, mas nunca percebeu.

Colocando essas dicas em prática, certamente será mais fácil trabalhar e conviver com seus colegas e chefes. A sua vida pessoal também se tornará mais feliz e leve, uma vez que a sua competência social estará mais apurada.

Agora que você já sabe como ter resiliência, aproveite para conhecer melhor o nosso conteúdo e aprender muito mais! Curta a nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram e Twitter.

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO
WhatsApp chat