4 dicas para se proteger de pessoas tóxicas!
sexta-feira, 04 de agosto de 2017

Por: Ana Paula Casseb pessoas tóxicas

As pessoas com as quais nos relacionamos podem ajudar em nosso sucesso ou contribuir para as nossas derrotas. Isso acontece em várias áreas de nossa vida, seja em sua carreira, no campo pessoal ou afetivo. Por isso, é muito importante que saibamos como nos proteger de pessoas tóxicas. Você não sabe quem elas são?

São aqueles indivíduos que trazem algum tipo de negatividade ao nosso dia a dia e que acabam por nos impedir de ter vitórias em nossos objetivos ou de alcançar o propósito de vida.

Leia o nosso artigo e descubra 4 dicas para se proteger dessas pessoas!

1. Identifique como são as pessoas tóxicas

O primeiro passo para conseguir se proteger de pessoas tóxicas é percebendo os principais padrões de comportamento delas. Assim, você poderá identificá-las com facilidade e tomar as medidas necessárias para que não seja prejudicado.

De forma em geral, uma característica muito comum de pessoas tóxicas é a capacidade que elas têm de “colocar as pessoas pra baixo”. São aquelas que têm uma influência negativa tão grande a ponto de nos deixar mais cansados perto delas, como se algo “sugasse” a nossa energia.

2. Reconheça os principais perfis

Existem alguns perfis de pessoas tóxicas que são fáceis de reconhecer. Entre eles podemos citar:

  • As “vítimas”, que sempre se acham injustiçadas e que tudo está contra elas;
  • Os “negativos”, que são aqueles que tentam te convencer que você não vai conseguir, seja lá o que for;
  •  Os “sanguessugas”, pessoas que querem tirar o proveito de qualquer situação;
  • Os “fofoqueiros”, que falam mal da vida alheia e da sua quando você não está presente;
  • Os “invejosos”, que acham que ninguém merece o sucesso que tem, mas gostaria de estar no lugar deles;
  • Os “estagnados”, pessoas que não tentam melhorar a situação e nem querem que você tente.

3. Saiba como se proteger de pessoas negativas

Após identificar os principais perfis, fica mais fácil se proteger deles. Você não precisa deixar de falar com essas pessoas, embora em alguns casos isso possa fazer você se sentir melhor. A melhor forma de se resguardar é buscando ter uma atitude proativa em relação a esses indivíduos. Os “negativos”, as “vítimas” ou os “fofoqueiros” são tipos que poderão lhe causar mais problemas se você der muita atenção a eles.

Se você demonstrar que não está interessado no que dizem, eles se afastarão naturalmente, buscando contato com apoiadores de seu discurso. Já os tipos “sanguessugas” ou “invejosos” só poderão lhe fazer mal se você não estabelecer limites e demonstrar que você não aceitará qualquer tipo de interferência na sua vida.

4. Procure modificar possíveis padrões de comportamento tóxico em si mesmo

Por fim, busque identificar possíveis padrões tóxicos em seu próprio comportamento, afinal, as pessoas com quem nos relacionamos possuem algum tipo de afinidade conosco. Se encontramos muitas pessoas tóxicas ao nosso redor, pode ser que nós mesmos estejamos adotando pelo menos um desses perfis, o que pode ser modificado com o autoconhecimento e com força de vontade.

Se você gostou das nossas dicas para se proteger de pessoas tóxicas, que tal ajudar aos seus amigos a tomarem cuidado com esses indivíduos? Compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais!

Sobre o Autor:

Personal & Professional Coach - Coach de Inteligência Emocional - Mentora em Comunicação e Vendas - Palestrante Motivacional - Fundadora e CEO da Dress4You Atelier e do Clube Dress.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO
WhatsApp chat