O coaching empresarial é apenas uma moda passageira?
terça-feira, 07 de novembro de 2017

Por: Ale Rodrigues coaching empresarial

Conflitos dentro da empresa, insegurança, resultados insatisfatórios: esses problemas não acontecem apenas com você! São desafios comuns enfrentados por empresas e profissionais em todo o mundo. Felizmente, há uma solução: investir em coaching empresarial.

Apesar de cada vez mais empresas estarem investindo em coaching, ainda restam muitas dúvidas sobre essa técnica de desenvolvimento pessoal. É natural. Afinal, ele veio para ficar ou é só a moda do momento? No post de hoje, você vai descobrir o que é coaching empresarial e como ele pode ajudar você e sua organização. Acompanhe!

A história do coaching empresarial

De tempos em tempos, surge uma fórmula mágica para o desenvolvimento profissional. O coaching, entretanto, não é uma dessas! Muito longe de ser uma moda passageira, o coaching empresarial é um processo que envolve um alto nível de comprometimento do coachee (aquele que recebe o coaching).

O coaching surgiu na universidade de Oxford, na primeira metade do século 19, para ajudar os alunos a melhorar seus rendimentos acadêmicos. Mais de um século depois, na década de 1960, popularizou-se nos EUA graças aos resultados obtidos em atletas de alto rendimento.

Os benefícios do coaching empresarial

1. Redução do turnover

Cada colaborador de sua empresa exigiu um grande investimento de tempo e dinheiro. Treinar um profissional e, algum tempo depois, ser surpreendido com um pedido de demissão tem um preço altíssimo.

O coaching empresarial pode diminuir esse turnover. Ao participar dos processos de coaching, os bons profissionais identificam aprimoramentos em seu desempenho e até mesmo uma melhora no padrão de vida. Dessa forma, sentem-se mais valorizados e menos propensos a aceitar propostas dos concorrentes.

2. Maior produtividade

Durante o processo de coaching, o colaborador aprende a identificar comportamentos limitantes que podem estar atrapalhando seu crescimento profissional.

Além disso, ele é capacitado a desenvolver suas próprias estratégias para o alcance de suas metas. O resultado dessa poderosa combinação é um grande aumento na produtividade de cada indivíduo.

3. Autoconfiança

Você já teve a impressão de que as soluções para os problemas de sua empresa existem, mas você simplesmente não consegue colocá-las em prática porque acha muito arriscado?

Assim como você, sua equipe se sente da mesma forma. Pensar “fora da caixa”, apresentando soluções inovadoras, exige um certo nível de autoconfiança que muitos profissionais não têm.

Durante o coaching empresarial, os profissionais são incentivados a reconhecer os próprios pontos fortes e os talentos dos demais colegas. Assim, com a autoconfiança elevada, as soluções aparecem mais rapidamente.

Resolução de conflitos

Outro benefício é a melhor administração de conflitos. Ao reconhecer no colega habilidades valiosas e ao trazer ao ambiente as novas técnicas de comunicação aprendidas, a força de trabalho torna-se mais propensa a abrir mão de desejos pessoais em prol da coletividade.

Como potencializar esses benefícios

Esses são apenas alguns dos benefícios do coaching empresarial. Mas, para que o retorno sobre o investimento no coaching seja o maior possível, é preciso que os coaches sejam profissionais capacitados e experientes. Sendo assim, antes de contratar uma empresa de coaching, analise a formação acadêmica da equipe e converse com os clientes anteriores.

Desconfie de coaches que já se apresentam com um plano de ação na mão. Cada processo de coaching é diferente e os planejamentos devem ser sempre personalizados. Você já participou de um processo de coaching empresarial? Como foi sua experiência? Tem alguma outra dúvida? Entre em contato conosco, será um prazer respondê-las!

Sobre o Autor:

CEO Direcione – Mentor de Coaches – Mentor em Estratégia Empresarial – Coach Financeiro Business – Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) – Adm. pela EAESP-FGV – Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO