O ano só começa depois do carnaval? Por que evitar esse pensamento no seu negócio!
quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

Por: Ale Rodrigues

Em nosso país, é normal ouvirmos que o ano só começa depois do carnaval. Empolgados com os festejos de fim de ano e com um espaço de tempo relativamente curto até o carnaval, muitas pessoas acreditam que tomar decisões nos primeiros meses do ano é tempo perdido e que devemos adiar todos os projetos para depois da folia.

Contudo, quem deseja ter sucesso em seus negócios deve mudar de mentalidade rapidamente e aproveitar esse período para tomar atitudes que podem decidir todo o futuro da empresa no novo ano. Continue lendo nosso artigo e veja os motivos para pôr em prática os seus planos o mais rápido possível:

Será que o ano só começa depois do carnaval?

O Carnaval é uma data móvel, que é calculada tendo a Páscoa como referência. Sendo um feriado variável, o carnaval pode cair tanto no mês de fevereiro quanto no mês de março.

Considerando a primeira opção, você terá, no mínimo, o mês inteiro de janeiro para trabalhar e mais uma ou duas semanas de fevereiro — sem contar que o feriado pode cair bem próximo ao fim do mês.

Em outras palavras, você terá mais de 30 dias para entrar em ação e fazer planejamentos importantes para o seu negócio. Esse tempo é algo que não deve, em hipótese alguma, ser ignorado.

Por que é produtivo entrar em ação no início do ano?

Quem perde tempo acaba por perder dinheiro. Se o seu negócio envolver vendas diretas, é mais fácil perceber a diferença que os dias não trabalhados fazem para o caixa da empresa.

Agora, mesmo que o seu negócio não tenha movimento suficiente nos meses iniciais do ano, é importante aproveitar esse tempo para fazer planejamentos, criar novas metas e resolver pendências dos anos anteriores que podem ter se arrastado até o momento atual.

Essas pendências podem ser de arrumação de documentos, logística, pesquisas de satisfação dos consumidores, estrutura física do local de trabalho, compra de materiais, organização ou mesmo reuniões com a equipe para definir e alinhar novos procedimentos a serem adotados.

O que mais pode ser feito neste período?

Aproveite o início do ano para resolver questões relativas à declaração do imposto de renda de sua empresa e também para fazer uma nova análise financeira dos custos e pagamentos a serem realizados. Pode ser uma boa hora para renegociar com os fornecedores ou mesmo procurar novos parceiros para compra de materiais.

Este momento também pode ser utilizado para investir no seu treinamento e dos seus colaboradores. Sabe aquele curso de informática, idiomas ou liderança que é fundamental para a sua empresa, mas que você nunca tem tempo para fazer? O início do ano pode ser uma excelente oportunidade para se atualizar e investir no desenvolvimento profissional.

Este artigo fez você repensar sobre a ideia que o ano só começa depois do carnaval? Gostaria de ter acesso a mais conteúdos interessantes como este? Não perca mais tempo: curta agora mesmo nossa página no Facebook e nos siga no Instagram e no Twitter!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO