Marketing holístico: o que saber para adotá-lo na sua empresa?
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Por: Ale Rodrigues

Você sabe o que é marketing holístico? Trata-se de um conceito estratégico voltado para a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa, que engloba os diversos tipos de marketing existentes e criando ações integradas entre eles.

Em nosso artigo, você aprenderá o que é necessário saber para adotar o marketing holístico em seu negócio, conhecer os pilares básicos dessa estratégia e saber quais as principais vantagens da sua implementação. Confira!

Entendendo os pilares básicos

O objetivo do marketing holístico é conseguir resultados mais precisos por meio da atuação em conjunto de variados processos de marketing. Para isso, o marketing holístico se baseia nos seguintes pilares: marketing integrado, de relacionamento, interno e socialmente responsável.

Marketing integrado e de relacionamento

O marketing integrado é a vertente responsável por mensurar os resultados de ações diversas realizadas pela empresa, buscando a integração de estratégias.

Já o marketing de relacionamento é aquele que busca contato constante com os seus clientes, facilitando a aproximação entre a empresa e o seu público. Faz parte do marketing de relacionamento a presença em canais de atendimento diversos, como SAC, e-mail, redes sociais, entre outras formas de contato.

Um dos cuidados da empresa ao criar ações de marketing de relacionamento é manter o contato com o cliente no pós-venda, visando sanar eventuais problemas que gerem insatisfação, compreender as necessidades do seu público-alvo ou mesmo para descobrir tendências de comportamento que poderão nortear a criação de novos produtos e de campanhas publicitárias no futuro.

Marketing interno

É o marketing voltado para o público interno da empresa. Afinal de contas, é de extrema importância que os funcionários tenham ciência dos detalhes que envolvem os produtos e serviços comercializados pela empresa.

Além disso, a participação dos colaboradores é fundamental para a construção da imagem corporativa diante do público externo, influenciando diretamente nos negócios realizados.

Marketing socialmente responsável

Nesse tipo de marketing, a empresa busca ter uma participação ativa na busca de resolução de problemas da coletividade, de modo a ter a aprovação da sociedade como um todo e, em alguns casos, de um público-alvo específico.

Sendo assim, é possível observar empresas que investem parte de sua renda em causas ambientais, defesa da mulher, no apoio de crianças em situações de risco social, na qualificação profissional de pessoas carentes, entre outros ramos de atuação.

Além do retorno positivo na imagem, as empresas podem receber incentivo fiscal pelas ações praticadas.

Descobrindo as vantagens do marketing holístico

O marketing holístico possibilita o fortalecimento interno da empresa, diminuindo os índices de turnover (rotatividade de funcionários), tendo como consequência a retenção de talentos.

Do ponto de vista mercadológico, as ações de marketing e publicidade ganham em efetividade, colaborando para o aumento de vendas e no alcance de resultados almejados pela empresa.

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Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

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