É possível se tornar um verdadeiro líder inspirador. Aprenda como!
segunda-feira, 09 de outubro de 2017

Por: Ale Rodrigues líder inspirador

Não se sinta culpado. Todos queremos nos tornar uma referência para os demais funcionários e inspirá-los a trabalhar cada vez melhor. Esse é o desejo de qualquer líder e sabemos que com você não é diferente. Não se trata de ego, sim de aumentar a produtividade da equipe, não é verdade? Em poucas palavras, o que você deseja é se tornar um líder inspirador.

Tornar-se um líder inspirador facilitará também o momento de transição de carreira. Embora cada desafio exija suas próprias habilidades específicas, os líderes têm mais facilidade de adaptação e melhor comunicação, o que aumenta as oportunidades de recolocação ou promoção.

Ser esse tipo de líder, entretanto, não é tarefa fácil. É preciso uma habilidade incomum de motivar indivíduos e, ao mesmo tempo, assumir metas ambiciosas e desafiadoras. Apesar da dificuldade, você pode, sim, se tornar um líder inspirador. Basta seguir as 5 dicas que apresentamos neste artigo. Confira!

1. Mostre equilíbrio

O problema em motivar e assumir muitas metas ambiciosas ao mesmo tempo é que, no momento de pressão, os nervos ficam à flor da pele. Mas é justamente nessa hora que você deve se sobressair.

Um líder inspirador deve manter a calma em momentos de estresse, dirimir conflitos dentro da equipe, estar presente no momento da dificuldade e criar empatia com seus subordinados e colegas.

2. Seja ético

Colaboradores que trabalham em empresas costumadas a dar jeitinhos para burlar a legislação, sonegar impostos ou pagar menos a sua equipe de trabalho costumam se desmotivar com o tempo, mesmo que os problemas não o atinjam diretamente.

Por isso, dê o exemplo. Jamais abra mão da ética e da honestidade, mesmo que isso tenha um custo financeiro. Com o tempo, você se tornará um profissional respeitado não apenas por sua competência mas também por sua postura ética.

3. Dê exemplo

Na hierarquia das empresas, o líder é aquele que tem autoridade para comandar uma equipe. Nas relações interpessoais, entretanto, a palavra ganha um novo conceito.

Um líder é aquele que serve de inspiração para as demais pessoas. Sua equipe precisa se espelhar em você, admirá-lo. Ao mesmo tempo em que veem em você um chefe, devem ver também alguém que está sempre ao lado deles. Por fim, eles devem querer ser iguais a você no futuro.

4. Elogie em público e corrija em particular

As vitórias devem ser comemoradas e os talentos envolvidos nos projetos, reconhecidos. Por isso, sempre que sua equipe atingir uma meta ou fizer um bom trabalho, elogie-os e comemore com eles. As pessoas que mais colaboraram devem receber uma atenção especial, de modo a estarem ainda mais motivadas para o projeto seguinte. Elogie-as publicamente.

Já os profissionais que erraram não devem, sob nenhuma hipótese, sofrer repreensão em público. Isso apenas vai envergonhá-los, humilhá-los e os desmotivar. Além disso, a crítica pública terá efeito negativo para o resto da equipe, que passará a ter medo de errar.

Portanto as críticas devem ser feitas em particular. Comece a conversa elogiando os talentos do profissional e, no final, discuta maneiras de ajudá-lo a melhorar seus pontos mais críticos.

5. Peça feedback

As análises das performances da equipe não devem ser feitas somente de cima para baixo. Periodicamente se reúna com seus colegas e subordinados, e pergunte a opinião deles sobre seu desempenho como líder.

Ouça-os com a mente aberta e tente segurar a vontade de se justificar. Apenas absorva as opiniões e procure melhorar os pontos criticados. Se considerou a crítica injusta, reflita por qual motivo aquele funcionário tem determinada opinião sobre seu papel e o que fazer para mudá-la.

Agora você já sabe o que é preciso fazer para se tornar um líder inspirador. Quer alcançar todo seu potencial? Existem diversas ferramentas que podem ajudar você a ser um líder cada vez melhor, como serviços de coaching, mentoria empresarial e treinamentos.

Entre em contato conosco pelo WhatsApp ou pelo e-mail contato@direcione.com.br e saiba mais sobre nosso treinamento de Certificação Leader Coach. Você também pode clicar aqui e acessar o nosso site.

Sobre o Autor:

CEO Direcione – Mentor de Coaches – Mentor em Estratégia Empresarial – Coach Financeiro Business – Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) – Adm. pela EAESP-FGV – Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO