Dicas para o gestor: 4 maneiras de reduzir o stress no trabalho
segunda-feira, 08 de janeiro de 2018

Por: Ana Paula Casseb

Seja qual for o segmento do mercado, reduzir o stress no trabalho é um dos grandes desafios que os gestores das empresas precisam enfrentar.

Além de causar danos sérios à saúde física e mental, o stress pode prejudicar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e afetar a qualidade dos serviços prestados.

Conheça agora 4 dicas para que você consiga reduzir o stress e tenha mais qualidade de vida e bons resultados em sua profissão:

1. Adote hábitos saudáveis

Com tantas atribuições do dia a dia, é normal acreditar que é complicado manter hábitos saudáveis. A falta de tempo e o excesso de tarefas são as desculpas mais utilizadas para não se adotar esses hábitos.

Se você é uma dessas pessoas, pare imediatamente e procure refazer o seu planejamento diário e incluir certos hábitos indispensáveis para conseguir melhor qualidade de vida e de saúde.

Algumas sugestões são: ter horários certos para cada refeição e incluir atividades físicas na sua rotina. Se achar que já tem muitas tarefas a fazer e não pode “perder tempo” com essas práticas, pesquise sobre técnicas de gestão de tempo para mudar sua visão sobre o assunto.

2. Evite o perfeccionismo

Esse é um dos principais causadores de stress no trabalho. Entregar um serviço de qualidade é um dos papéis dos grandes gestores, mas o perfeccionismo pode se tornar o grande vilão da história.

Se em todo e qualquer serviço você percebe que está refazendo uma mesma tarefa por duas, três, quatro vezes, é hora de repensar a forma de trabalho. Será que o serviço está, de fato, tão mal feito que precise de tantas revisões?

Se você identificar um problema de qualidade, é necessário buscar outras soluções, como cursos e treinamentos, para evitar que o problema se repita. Mas, em muitos casos, você está cobrando demais de si mesmo e de sua equipe, causando stress desnecessário.

3. Faça exercícios de respiração

Existem exercícios respiratórios capazes de causar grande relaxamento e ajudar a reduzir o stress. Separar alguns minutos do seu dia para fazer exercícios ou praticar yoga ou meditação pode contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida no trabalho.

Outra alternativa é a prática da ginástica laboral, que ajuda tanto na redução de stress como previne danos provocados por má postura e lesões por movimentos repetitivos.

4. Não dispense o intervalo para descanso

Se você é do tipo que dispensa os intervalos para descanso ou participa de reuniões em pleno horário de almoço, chegou a hora de rever a sua postura. O trabalho do gestor exige muito esforço mental, portanto, você precisa respeitar o momento de descanso para ser mais produtivo.

Aproveite esse tempo para conversar com seus colegas de trabalho sobre assuntos que não estejam relacionados à empresa, checar suas redes sociais ou ler um livro. Adotando esses hábitos simples, é possível reduzir o stress no trabalho.

E você, o que costuma fazer para reduzir o stress no trabalho? Já experimentou alguma de nossas dicas ou pretende testar alguma delas em especial? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências com a gente!

Sobre o Autor:

Personal & Professional Coach - Coach de Inteligência Emocional - Mentora em Comunicação e Vendas - Palestrante Motivacional - Fundadora e CEO da Dress4You Atelier e do Clube Dress.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO