A importância de bons instrutores em uma formação em coaching
sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Por: Ana Paula Casseb instrutor em coaching

Se você pensa em trabalhar como coach, já deve ter se perguntado em algum momento: afinal, o que é crucial na formação em coaching? É preciso fazer algum tipo de faculdade?

Perguntas assim são feitas por muitos que querem entrar nessa atividade, e sentir que há uma “falta de rumo” nos primeiros meses de aprendizado é normal.

Quer entender como funciona esse mercado e enxergar caminhos para a sua formação em coaching? Nos acompanhe neste artigo e receba dicas cruciais para uma carreira competente na área!

A grande importância do coach

Antes de tudo, precisamos dizer que atuar como coach,  é simples, mas não a ponto de você começar imediatamente, sem um preparo. O mercado de  coaching é enorme e, hoje, a figura do coach é ainda mais importante do que já foi há muito tempo.

Grandes artistas, empreendedores que querem crescer profissionalmente de maneira estável, e até mesmo pessoas que precisam de ajuda para organizar sua vida procuram por um bom coach.

Figuras como o CEO da Google, Erick Smidth, por exemplo, declaram que seus coachs foram fundamentais no desenvolvimento até mesmo da empresa. E isso torna ainda mais importante que você, como alguém que quer trabalhar com coach, perceba a importância de uma boa formação.

Nos tópicos abaixo, você vai descobrir alguns dos passos cruciais para escolher uma boa formação em coaching, entender por onde você pode começar e, principalmente, evitar erros que podem atrapalhar a sua carreira na área.

1. Invista em cursos com bons instrutores

Como dissemos anteriormente, não há uma faculdade específica que forme um bom coach. Existem diferentes escolas e abordagens no mercado.

O mais importante é que você consiga enxergar seus principais pontos fortes e desenvolvê-los de forma que possa ajudar também outras pessoas enquanto coach. E não há maneira mais eficiente de fazer isso do que recebendo instruções de bons profissionais que atuam como coaches além de instrutores.

Começar a estudar tendo a mentoria de um coach bem sucedido é uma maneira não só de aprender como trabalhar na área, mas também de descobrir atalhos e desenvolver muitas competências que você poderá usar ativamente na sua carreira.

2. Escolha um profissional com experiência

Não é uma boa ideia que você receba o atendimento de outro coach tão “novo” quanto você. Se você quer investir em uma boa formação em coaching, o essencial é que você escolha um profissional com experiência e que possa passar parte dela para você.

Observe o currículo do profissional, procure por mais informações e, caso necessário, ouça a opinião de outras pessoas que foram atendidas pelo coach. Uma outra maneira de avaliar é frequentar palestras ou webinários ministrados por ele.

3. Prefira coaches que estejam disponíveis após o curso

Uma formação em coacing eficiente é, acima de tudo, bem planejada. O início para todo coach, é ter um conhecimento geral sobre a metodologia, que depois poderá ser direcionada para nichos específicos.

Ou seja, se você pretende trabalhar como coach de liderença e empreendedorismo, ou ainda de vida financeira, não é necessário que aprenda a função direto com profissionais desses nichos.

Logo no início, você precisa de um coach que ajude você a organizar seus planos e sua vida para o início nessa carreira. Com a ajuda dele, você pode até descobrir outras competências e mudar algumas estratégias e partes de seu planejamento.

E, lembre-se: não descarte nenhum de seus conhecimentos prévios ao pensar em seguir a carreira de coach. Se você tem experiência com gestão de pessoas e liderança, ou educação física, por exemplo, isso pode ser crucial para sua atuação como coach!

Está pronto para a sua formação em coaching? Já sabe a importância de ter bons profissionais em coaching nesse momento? Se você tem interesse em ser um profissional da área e gostou das dicas que recebeu, assine a nossa newsletter e receba outros artigos como este!

Sobre o Autor:

Personal & Professional Coach – Coach de Inteligência Emocional –
Mentora em Comunicação e Vendas – Palestrante Motivacional –
Fundadora e CEO da Dress4You Atelier e do Clube Dress.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO