4 habilidades de Coaching para empresários aplicarem no seu dia a dia
sábado, 23 de dezembro de 2017

Por: Ale Rodrigues

Não são poucos os empresários que iniciam seus negócios sem terem experiência ou uma formação empresarial. Dessa forma, mesmo com muita disposição e vontade de prosperar, acabam se deparando com as dificuldades que envolvem a gestão de uma empresa.

Uma metodologia que sem dúvida tem enorme potencial para mudar essa realidade é o Coaching, processo que orienta o empresário para o desenvolvimento de habilidades e competências, as quais vão prepará-lo para liderar seu negócio com mais confiança e assertividade.

Quer saber como essa metodologia pode contribuir para o seu desempenho? Listaremos, neste post, 4 habilidades de Coaching para empresários aplicarem no seu dia a dia. Acompanhe!

1. Tomar decisões mais assertivas

Aprender ferramentas e técnicas deCoaching estimula o desenvolvimento do autoconhecimento do profissional, de forma a potencializar suas competências e aumentar sua autoconfiança.

Com mais confiança e inteligência emocional, o líder se torna capaz de gerenciar emoções e assumir o controle das situações para, assim, tomar decisões mais conscientes e efetivas.

2. Focar nos resultados

Ao adquirir uma visão mais ampla de seu negócio e do mercado, o empresário será capaz de estabelecer metas claras e alcançáveis, além de adotar a prática de medir e monitorar os resultados conquistados com base nos objetivos fixados.

Explorando o potencial de seus colaboradores, o líder estimulará a alta performance dos membros de sua equipe, gerando mudanças para resultados.

3. Estimular o engajamento da equipe

Agir como gestor já não é mais suficiente para comandar uma equipe: você precisa ser líder. O líder moderno vai além da hierarquia e conduz seus liderados por meio de bons exemplos e de uma influência positiva e inspiradora.

Isso só é possível quando o empresário desenvolve a habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva com seus colaboradores, alinhando sua mensagem com a missão, visão e os objetivos do negócio.

4. Solucionar conflitos

Uma equipe é formada por profissionais com diferentes perfis e expectativas, o que torna comum a ocorrência de problemas de relacionamento, causados muitas vezes por falhas na comunicação ou desalinhamento de objetivos e valores do time.

Com as técnicas aprendidas em um treinamento de Coaching, o empresário desenvolverá a habilidade de gerenciar essas situações, atuando como um mediador, que sabe ouvir seus colaboradores, entender suas necessidades e dar feedbacks construtivos.

Dessa forma, cria-se um ambiente de colaboração mútua na empresa, onde as expectativas individuais dos colaboradores passam a andar alinhadas aos objetivos organizacionais.

Atuando com mais confiança e com uma visão profissional do seu negócio, você será capaz de superar os desafios do empreendedorismo e da liderança, aumentando resultados e a lucratividade da empresa, ganhando reconhecimento e conquistando a tão sonhada independência financeira.

Como vimos, um desenvolvimento de Liderança com tecnicas de Coaching proporciona uma verdadeira transformação interna, que o conduzirá para sua evolução pessoal e profissional. Desenvolver habilidades de Coaching poderá ajudá-lo a se tornar um líder mais eficiente, além de contribuir para a profissionalização de sua gestão.

E aí, gostou do post? Está disposto a se capacitar para atingir melhores resultados em seu negócio? Então, inscreva-se no nosso Treinamento com Certificação Leader Coach e torne-se um líder de alta performance!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO