4 grandes erros dos gestores de equipe e como evitá-los!
quarta-feira, 24 de Janeiro de 2018

Por: Ale Rodrigues

Todo profissional está sujeito a cometer falhas em sua carreira. Entretanto, conhecendo os grandes erros dos gestores de equipe, é possível estabelecer uma relação de confiança com os seus colaboradores e, por consequência, obter sucesso no alcance de suas metas.

Em nosso artigo, apontaremos 4 grandes erros dos gestores, sugerindo dicas de como evitá-los e conseguir um melhor desempenho. Confira!

1. Criar um clima de ansiedade e medo

Muitos gestores acreditam que para conseguir bons resultados em sua equipe é necessário colocar pressão nos colaboradores, lembrando-os constantemente de quais são suas atribuições e insinuando que o não atingimento das metas podem ter consequências mais graves, como uma demissão, por exemplo.

Esse método, além de impedir um clima de cumplicidade entre gestor e funcionário, acaba por ocasionar um efeito contrário ao desejado, trazendo medo e ansiedade que prejudica o trabalho e causa stress negativo, afetando a saúde física e emocional dos envolvidos.

Para evitar esse problema, mude o seu comportamento e não aborde sua equipe com ameaças de sanções quando conversar sobre o alcance de metas. Em vez de focar em punições, busque focar nos benefícios que o alcance das metas traz à empresa e aos colaboradores.

2. Desconsiderar a importância do treinamento e capacitação

Uma equipe sem o treinamento adequado será incapaz de trazer bons resultados a empresa, ainda que os membros já possuam experiências em trabalhos anteriores e já sejam qualificados para função. Isso porque o treinamento deve ser algo constante e adequado a realidade do seu negócio.

Para evitar esse problema, procure fazer um planejamento anual para os treinamentos da sua equipe e faça a revisão desta necessidade todos os meses.

3. Fracassar na divisão de tarefas

A divisão de tarefas é essencial para o sucesso da equipe. Afinal de contas, funcionários sobrecarregados apresentam queda de rendimento, enquanto a ociosidade de outros prejudicam o atingimento das metas.

Sem contar que alguns colaboradores possuem melhor facilidade de lidar com determinados tipos de serviços do que outros e isso também interfere na qualidade final do serviço a ser prestado.

Para evitar erros na divisão de tarefas, procure acompanhar de perto as atividades de cada funcionário, observando também como cada um deles se comporta diante delas. Assim, a chance de erros na divisão de trabalho é bem menor.

4. Ignorar a importância do feedback

Considerar o feedback uma perda de tempo e dar prioridade às demais atividades da empresa pode ser um tiro no pé. Afinal, dar um retorno individual para os seus funcionários auxilia a identificar falhas no comportamento que prejudicam o resultado final da empresa.

Uma forma de evitar a falta de feedback aos funcionários é determinar um dia e horário fixo na semana para este objetivo, estabelecendo uma rotina na sua empresa. Lembre-se que o retorno deve sugerir formas para a resolução dos problemas.

Agora que você conhece os principais grandes erros dos gestores de equipe e aprendeu como evitá-los, que tal ter acesso a mais conteúdos relevantes sobre desenvolvimento profissional? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades sobre o assunto!

Sobre o Autor:

CEO Direcione - Mentor de Coaches - Mentor em Estratégia Empresarial - Coach Financeiro Business - Coach de Pontos Fortes (Gallup Certified) - Adm. pela EAESP-FGV - Licenciado Abracoaching.

Assine nossa newsletter e receba nossas dicas e artigos em primeira mão no seu e-mail.

Deixe um comentário

ENTRE EM CONTATO