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5 dicas para acertar na seleção de pessoas com talento

Fazer a seleção de pessoas com talento é um desafio muito importante em qualquer empresa. Acertar no processo seletivo e encontrar profissionais alinhados com os valores da organização e com o perfil da vaga é fundamental para evitar problemas futuros.

Por isso, os processos de recrutamento e seleção devem ser planejados cuidadosamente, tendo sempre em vista os objetivos da empresa. Além disso, selecionar e reter talentos é uma ótima maneira de manter a competitividade do negócio e um bom desempenho da equipe.

Com o objetivo de ajudar nessa missão, reunimos neste artigo 5 dicas para você acertar na seleção de pessoas com talento para a sua empresa. Confira!

1. Defina o perfil da vaga

O primeiro passo para encontrar um bom profissional é definir bem o perfil da vaga. Para isso, leve em consideração o cargo a ser ocupado e quais são as qualificações e habilidades que o candidato deve ter para ocupá-lo.

Além disso, especifique também as funções e a remuneração para a vaga a ser ocupada. Lembre-se de que saber o tipo de profissional que a empresa precisa é fundamental para o sucesso do processo seletivo.

2. Faça um bom recrutamento

A divulgação da vaga também é muito importante. Nesse momento, é necessário ser bem específico na descrição da vaga para que seja possível recrutar profissionais que se encaixem no perfil desejado.

Por isso, descreva todas as características do cargo e especifique o perfil buscado para a vaga. Além disso, divulgue a oportunidade em meios de ampla circulação para que diversas pessoas qualificadas para o cargo tenham acesso ao anúncio.

3. Utilize simulações e jogos online

Para selecionar talentos, vale também utilizar algumas técnicas mais modernas de seleção. As simulações e jogos online são ferramentas que permitem identificar o comportamento do candidato.

Verificando a maneira pela qual as pessoas tomam suas decisões no decorrer do jogo, é possível prever algumas de suas características comportamentais. Com esse tipo de informação, torna-se mais fácil verificar se o profissional em questão é adequado ao perfil da vaga e aos valores da empresa, o que aumenta as chances de contratação do candidato certo para o cargo.

4. Faça uma avaliação do perfil comportamental

Outra estratégia para verificar as características pessoais do candidato é fazer uma avaliação do perfil comportamental. Esse teste verifica a comunicação, a maneira de gerenciar e as motivações do candidato. Além disso, ele mostra alguns pontos que não são fortes no indivíduo.

Tendo o perfil desejado do candidato bem definido, essa avaliação poderá ajudar na alocação da pessoa ideal, de acordo com o perfil comportamental dela, o que garante mais satisfação e produtividade no cargo.

5. Realize uma entrevista individual

Por último, é sempre importante realizar uma entrevista individual com os candidatos pré-selecionados. Nesse momento, será possível confirmar as informações obtidas nas etapas anteriores do processo seletivo.

Além disso, a entrevista permite observar os comportamentos do candidato e verificar se, na prática, as pessoas confirmam os dados obtidos sobre elas. Portanto, é fundamental estar muito atento às informações captadas durante a entrevista para você garantir que está selecionando um profissional talentoso e adequado ao cargo.

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Ale Rodrigues e Ana Paula Casseb
Direcione Desenvolvimento Humano

Paixão, Propósito e Prosperidade!

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